CURSO

Terapia Familiar Cristã

Quais são os objetivos do Curso de Terapia Familiar Cristã?

O Curso de terapia familiar cristã visa formar terapeutas capazes de realizar terapias orientadas para a família, que ajudem a melhorar as relações entre os membros da família, promovendo o respeito, a comunicação e a confiança, promovendo também o autoconhecimento.

O curso de  terapia familiar cristã  incorpora ensinamentos teológicos cristãos, meditação cristã, oração e escrituras bíblicas no processo terapêutico, unificando a prática de técnicas terapêuticas voltadas a saúde mental e emocional e a teologia cristã.

Os terapeutas familiares cristãos,  utilizam os ensinamentos religiosos cristãos de maneira produtiva para ajudar os clientes a encontrarem cura psicológica e a melhorarem os relacionamentos interpessoais e também consigo mesmo.

 

A Quem se Destina

O curso está voltado para qualquer pessoa que já esteja atuando ou que tenha interesse em ingressar na área de Terapia familiar Cristã. Destina-se ainda aos profissionais que desejam compreender a dinâmica da terapia familiar Cristã, como também aos profissionais que procuram uma formação e qualificação continuada e o constante aprimoramento de sua prática profissional. Geralmente os nossos alunos são psicanalistas, coaches, Pastores, Missionários, Padres, Diáconos, Líderes cristãos, Professores, Psicólogos e a todo público em geral.

Como é a Sessão de Terapia Familiar Cristã?

As sessão costuma durar em média 50 a 60 minutos e ocorre semanalmente. No entanto, isso varia de acordo com a avaliação do terapeuta e da família. Todos os membros convidados para a sessão se dispõem em cadeiras, organizadas na forma de um círculo, em um ambiente confortável e iluminado. A decoração do ambiente tende a ser lúdica e conter brinquedos para que as crianças se sintam mais confortáveis, permitindo também o atendimento online.

Ao final da sessão é comum que a família receba tarefas a serem realizadas em casa até a próxima consulta. No início da sessão seguinte, cada membro é convidado a resumir os avanços da terapia até o momento e quais as mudanças já obtidas.

Quais os Objetivos da Terapia Familiar Cristã?

A Terapia Familiar Cristã, é uma excelente alternativa para famílias que estão passando por momentos de conflitos e desarmonia. Nesse contexto, a família pode ser vista tanto em sua estrutura nuclear — pai, mãe e filhos — quanto em sua estrutura estendida, incluindo assim avós, primos, genros, noras, etc- como também cada componente pode ser visto em sua subjetividade.

Existem muitos conflitos que podem levar a família a buscar por um terapeuta familiar cristão: Conflitos de geração, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos, quadros de depressão, bulimia, luto, divórcio, anorexia e diversos outros conflitospodem levar a família a procurar a ajuda do terapeuta.

No entanto, todos esses problemas são vistos apenas como reflexos ou consequências de relações familiares desarmoniosas, sendo essas relações o principal foco da terapia, que tem o FOCO NA FAMÍLIA.

Entre os principais objetivos da terapia familiar cristã estão:

  • promover o autoconhecimento em nível individual e familiar;
  • compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro;
  • reconhecer os padrões que geram os comportamentos;
  • melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família;
  • compreender o papel de cada indivíduo no bom funcionamento da dinâmica familiar;
  • aumentar a responsabilidade pessoal;
  • favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar.

Interdisciplinidade:

O Curso de Terapia Familiar Cristã pertencente ao núcleo de qualidade de vida, envolvendo os campos da saúde, sociologia, filosofia, teologia e psicoterapia, buscando com as demais ciências uma compreensão do ser humano: espiritual, psicológico e fisiológico.

Metodologia:

Todo o curso será ministrado através de aulas a distância com transmissão via internet, e que permanecerão gravadas por tempo indeterminado em nosso no AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Através de nosso moderno sistema de ensino, o aluno poderá entrar em contato com outros alunos, para trocar experiências, e/ou com os seus tutores, para dirimir qualquer tipo de duvida relacionado ao conteúdo do curso que realiza. Além de ter a disposição informações gerais do curso e controle de notas a receber sempre noticias ligadas a área.
Dinâmica:

  1. Leituras preparatórias para cada disciplina, com a finalidade de aprofundamento dos conteúdos;
  2. Aulas online com interação interdisciplinar;
  3. Utilização de pesquisas de campo envolvendo constatação da situação vital em diferentes contextos;
  4. Utilização de ambiente virtual de aprendizagem.

Avaliação:

Será feita uma avaliação por cada período, que poderá ser de um resumo e/ ou trabalho, 75% de frequência e/ou entrega de monografia.

Certificação:

Ao final do curso os alunos que cumprirem os requisitos de participação e avaliação, receberão o Certificado Conclusão da ABRAPSI e o Histórico Escolar, desde então poderão solicitar o vínculo associativo com a ABRAPSI.

Modelo Certificado   –    Modelo Carteirinha Abrapsi

Exigência: 

O Candidato deve possuir Certificado de Conclusão de Ensino Médio (Antigo Segundo Grau)

Forma de Ingresso:

Preencher o Requerimento de Matricula Online e aguardar as orientações da secretaria.

Estrutura:

Curso 100% online.
A metodologia é composta de aulas teóricas, atividades que integram ensino e a prática.