EIS UMA VOCAÇÃO SUBLIME: AMAR!

Hoje a reflexão é sobre vocação.

Vocação do latim, vocare, que significa chamado. Todos temos um chamado, uma vocação, mas nem sempre percebemos a dignidade deste chamado ou descobrimos a que somos chamados.

Um bom meio para a descoberta da vocação, é parar para escutar a voz que chama. Muitos esperam algum espetáculo miraculoso para despertarem para sua vocação. Mas na verdade com os dois pés no chão da realidade da vida, você pode escutar a voz que chama.

Este chamado se dá ao percebermos os valores que possuímos ou as virtudes que aspiramos viver. Mas também o percebemos diante das necessidades que nos cercam. Necessidades das pessoas que decidimos a amar e nos dedicar. Eis aí uma vocação sublime: Amar!

Este chamado somente nos fará sentido se percebemos como único, não no sentido de exclusivo, mas no sentido que ele é para minha pessoa, e somente eu posso cumpri-lo da maneira que respondo, ninguém mais.

Isto ao mesmo tempo me mostra a grandeza a que sou chamado, mas também a diversidade dos chamados e daqueles que respondem. Me faz perceber que de uma maneira maior que eu posso compreender, no grande jardim das vocações no mundo, existem flores e plantas de todos os tipos, tamanhos e cores, mas a beleza de cada uma delas se torna mais exuberante quando estão unidas, e compartilham de seus perfumes para todos.

Se quero viver minha vocação, preciso escutar a voz de minha consciência que me interpela e a voz da vida que me apresenta um sentido de amor a viver e doar-se. Mas somente isto não será suficiente, é necessário valorizar a vocação do outro que diversa da minha e me completa como ser humano, para juntos embelezarmos o mundo na unidade e na paz.   

Mesmo sabendo que antropologicamente, você tem buscado por sua vocação e sentido, (mesmo que não saiba disto), você deve perceber que ela pode estar muito mais perto do que você imagina: dentro de sua própria família. Por isto não deixe de buscar aquilo que grita dentro de você, que é o desejo de encontrar a Felicidade e a Verdade.

“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida”. Viktor.Frankl

Mesmo quando passo pelos vales sombrios da existência, das crises pessoais e familiares, que me apontam parar com tudo, paralisar-me no medo, dor, culpa e morte, novamente me deparo com a consciência que me indaga sobre a sublime vocação e missão que foi confiada a mim: de levar serenidade, equilíbrio esperança e paz, para aqueles que vagam no mundo a sua procura, onde ao fazê-lo, sou o primeiro a recebê-la em minha vida. E estes que vagam e são alvos desta vocação e bela, estão bem inseridos em minha trajetória e caminhada… bem diante de mim, dentro da minha própria casa.  Reflita, medite, sobre estas palavras e sobre a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *